Uma história que se move como a memória

Postado 23/11/2020

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, à qual pertence a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte, SCALIFRA-ZN, é uma entidade de âmbito internacional, fundada na Holanda, no ano de 1835, por Catarina Damen e que, posteriormente, expandiu-se para a Alemanha. Sua história no Brasil iniciou no ano de 1872, quando estabeleceu a missão no Rio Grande do Sul. Constituiu-se em mantenedora de instituições de ensino e organizou-se em sociedade civil, na cidade de São Leopoldo, em 1903 com a denominação de Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis.

Com a expansão para outras regiões do Estado e o aumento de instituições educacionais, houve a necessidade de desmembramento, criando-se assim, com sede em Santa Maria, a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte, SCALIFRA-ZN, constituída em 31 de julho de 1951. Em período anterior a esse desmembramento, a Congregação havia fundado, no ano de 1905, também em Santa Maria/RS, o Colégio Sant’Anna, escola de educação básica.

A experiência e credibilidade na educação perante a sociedade, constituíram importantes elementos para a criação do ensino superior pelas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição- FIC e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM, ambas no ano de 1955, atualmente Universidade Franciscana. A missão da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte abrange, assim, a educação básica e o ensino superior por meio de cursos de graduação e de pós-graduação.

Com a expansão da área de atuação das instituições, a Rede de Educação Franciscana da SCALIFRA-ZN encontra-se presente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Em sua organização atende às finalidades da educação básica e superior com vistas a qualidade de ensino. As instituições educacionais mantidas pela SCALIFRA-ZN são referência para muitas gerações. A centenária existência de suas escolas comprova que não são histórias quaisquer; são histórias transformadoras de vida, templos de inspiração e de coragem que, em situações favoráveis ou adversas, ao invés de se manterem em conquistas alcançadas buscaram renovar-se na concepção educativa, na gestão e nos ambientes de ensino.

Talvez, essa constatação surpreenda o imaginário coletivo, por vezes habituado a interpretar superficialmente a manutenção de uma instituição educativa que compreende a permanente vigilância no compromisso de sustentabilidade, renovação e fidelidade na qualidade de ensino.

Esta atividade educativa, vinculada à formação continuada e à motivação de investigar, criar e inovar, está fundamentada no pensamento franciscano e orienta a educar para o conhecimento, a formação humana, profissional e científica. A interlocução com a realidade busca manter, nas instituições de ensino, espaços de criatividade e participação, permeando o conhecimento com o compromisso de construir significado para a ciência e os valores humanos.

Nesta data em que se completam 69 anos de atuação com sede na cidade de Santa Maria, a SCALIFRA-ZN agradece a cada família que confiou a educação de seus filhos, e aos colaboradores que contribuíram e continuam a contribuir com esta proposta educativa. Renova o compromisso e a missão de educar, fundamentada na filosofia e espiritualidade franciscana.

INSTITUIÇÕES

• Escola de Ensino Fundamental São Francisco de Assis - Pelotas/RS - 06.02.1889

• Colégio Franciscano Sant’Anna - Santa Maria/RS - 04.03.1905

• Colégio Franciscano Espírito Santo - Bagé/RS - 09.03.1905

• Colégio Franciscano Santíssima Trindade - Cruz Alta/RS - 10.03.1914

• Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida - Canguçu/RS - 01.03.1934

• Escola Franciscana Imaculada Conceição - Dourados/MS - 01.03.1955

• Universidade Franciscana - UFN - Santa Maria/RS - 27.04.1955

• Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima - Brasília/DF - 11.02.1960

• Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo - Guaíra/PR - 01.03.1960

• Berçário Sant’Anna - Santa Maria/RS - 28.09.2012

Primeira sede da Escola São Francisco de Assis em Pelotas/RS, fundada em 06 fevereiro de 1889. A escola iniciou o ano letivo com seis meninas, em pouco mais de seis meses, já registravam-se mais de cem alunas. Paralelamente, funcionavam cursos de piano, pintura, bordado e trabalhos manuais, atividades apreciadas pelas famílias pelotenses na época.



O Colégio Franciscano Sant´Anna foi fundado no ano de 1905. Iniciou suas atividades com o trabalho de seis irmãs e 30 alunas. No ano de 1907 foi lançada a pedra fundamental para a construção do prédio do colégio, na Rua dos Andradas, conhecida construção arquitetônica na cidade de Santa Maria.

Fachada principal do Colégio Franciscano Espírito Santo na cidade de Bagé/RS na década de 1940.