14° Fórum de Museus do Rio Grande do Sul

Publicada em 30/06/2022

O 14º Fórum Estadual de Museus ocorreu nos dias 24 e 27 de maio, em Pelotas. O tema desta edição foi “Políticas Públicas para Museus: os 20 anos da Carta de Rio Grande”. O último encontro ocorreu na capital gaúcha em junho 2013, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Franciele Roveda Maffi, 37 anos, Diretora Técnica do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas – MHIF, representou a entidade e a Scalifra-ZN no evento. Segundo Franciele esse era o momento de congregar os museus do Estado em um único espaço, reunindo os gestores das instituições, buscando se pensar e repensar estratégias de trabalho para o setor, a valorização e o reconhecimento dos profissionais da área.

Neste ano, o evento ocorreu de forma híbrida – online e presencial - a programação contou com palestras, apresentações de trabalhos, grupos de trabalhos e mesas-redondas com o objetivo de discutir e encaminhar políticas públicas para o setor museológico. O evento e suas discussões sobre as políticas públicas de museus resultarão na aprovação do Plano Setorial de Museus do RS pelos participantes. “O encontro foi de alta relevância, tendo em vista os incentivos e criação de editais de fomentos na parte cultural especificamente para os museus, bem como o fortalecimento do Sistema Estadual de Museus, como instância representativa que abrange os 380 museus registrados e 201 mapeados e encontram-se espalhados pelos diversos cantos do Estado” conclui Franciele.

O 14° Fórum foi promovido pela Secretaria de Cultura do Estado – SEDAC, em parceria com o Sistema Estadual de Museus – SEM e contou com o apoio da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. O próximo fórum está marcado para 2024, na cidade de Porto Alegre. 


Fotos: Franciele Roveda Maffi