Reitora da Universidade Franciscana, Irmã Iraní Rupolo, toma posse.

Publicada em 15/12/2022

No dia 14 de dezembro, ocorreu a cerimônia de posse da reitoria da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria (RS), para o período 2022-2026. A solenidade teve início às 10h no salão de Atos da UFN, teve a mesa de honra composta pela Irmã Nilvete Soares Gomes – Ministra Provincial Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, representando a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte (SCALIFRA-ZN); o Chanceler da Universidade Franciscana, Dom Leomar Antônio Brustolin - Arcebispo Metropolitano de Santa Maria; a professora Iraní Rupolo; a professora Solange Binotto Fagan; a professora Vanilde Bisognin; a Economista Inacir Pederiva e o professor Marcos Alexandre Alves.

Reconduzida ao cargo de Reitora que ocupa desde 1998, a professora Ir. Iraní Rupolo, segundo as palavras da representante da mantenedora da Universidade, Irmã Nilvete Soares Gomes, “representa a coragem e competência através do seu olhar visionário que se unem pela sua paixão pela educação”.

Segundo a reitora, Ir. Iraní Rupolo, “a educação é absolutamente necessária, pois além da formação para o trabalho e profissões estabelecidas e emergentes, a universidade proporciona discernimento, racionalidade e sensibilidade essenciais para preservação da cultura e inteireza da pessoa humana”.

A UFN, mantida pela SCALIFRA-ZN, é uma Instituição de Educação Superior e, teve início com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM) em 1955. Sua criação transformou a sociedade santa-mariense, aprimorando a qualificação profissional regional. Em 1995, as Faculdades Franciscanas passaram a Centro Universitário, credenciado em 1998. Em março de 2018, a instituição foi instaurada como Universidade Franciscana e, neste ano, Universidade Católica de Santa Maria

 “A Universidade Católica de Santa Maria, exerce uma função de grande relevo no cenário nacional. Educa para a integralidade e promove a formação para o humanismo solidário e social”, conclui a reitora.

As cerimônias de posse continuam no dia 16/12 (sexta-feira), às 9h, quando a Reitora da UFN  dará posse aos 11 Diretores Administrativos e aos 40 Coordenadores e seus adjuntos dos cursos de Graduação e Pós-graduação. As solenidades, que contarão com a presença de convidados, serão realizadas no Salão de Atos – Conjunto I (Rua dos Andradas, 1614), Santa Maria (RS).