Mostra Literária Digital da ESFAPEL

Publicada em 05/10/2021

Proatividade e protagonismo são as palavras chaves para resumir a Mostra Literária da ESFA 2021 lançada em setembro, já que em função da pandemia de Covid-19 não foi possível fazer no formato presencial, a opção foi criar uma galeria online com os trabalhos das turmas do Ensino Fundamental. 

Opção essa que teve dedicação e comprometimento de todo o grupo responsável, a Professora e Articuladora de Projetos, Luciane Morales foi quem organizou o site e mobilizou a comunidade educativa. Para Luciane, organizar uma Mostra Literária Virtual foi um desafio, e ao mesmo tempo uma experiência motivadora, ela fala ainda sobre o quanto é importante o engajamento da equipe pedagógica junto com os estudantes e famílias, tornando o projeto uma potência e chegando ao resultado esperado, que é aprendizagem e crescimento. 

Nos anos anteriores a Mostra foi realizada na escola com presença de público, mas foi preciso repensar o formato, já que em função da pandemia ainda não é possível reunir o público. Segundo Rosangela Werner, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II, fazer com que os estudantes apreciem a leitura nunca foi uma tarefa fácil, no entanto, com a versão totalmente digital, eles foram inseridos no projeto desde o seu planejamento. 

Antes de iniciar a produção dos trabalhos, os professores da escola participaram de oficinas com a professora articuladora, para utilização dos recursos educacionais digitais, vencendo as barreiras com relação às tecnologias. 

Para chegar ao resultado final apresentado na galeria digital, os professores incentivaram os alunos, que em sua maioria protagonizaram a criação dos trabalhos, somente com a orientação dos professores.

Para Rosangela, o público que será atingido com a Mostra Literária Digital transcende os muros da escola, contribuindo na motivação dos estudantes e professores pela visibilidade e reconhecimento de seus trabalhos.

Acesse a Mostra Literária Digital no link: https://bit.ly/mostraliterariaesfa.


*Notícia enviada pelo setor de Comunicação e Marketing ESFAPEL